Sobre nós

A EMEB Heitor Gloeden, faz parte da Secretaria Municipal de Educação de Poá, 

A unidade conta ainda com um Complexo Poliesportivo e está localizada no Jd Itamaraty, a cerca de 2km da região central contendo um grupo de gestores, docentes e funcionários altamente qualificados e preparados para o exercício de suas funções.



 

SAIBA MAIS...

 

A escola recebeu este nome com o objetivo de homenagear o Sr. Heitor Gloeden, filho de Sr. Norberto Gloeden e Sra. Etelvina Camargo da Silva Gloeden, nascido em Osasco no dia 11 de Setembro de 1910. Em 1918 a família mudou-se para Poá.  Estudou no Grupo Escolar da cidade e mais tarde no Colégio Nossa Senhora do Carmo em Mogi das Cruzes.

Tornou-se juiz de Paz, Subdelegado de Polícia, Diretor de Time de Futebol e o primeiro Presidente da Câmara Municipal de Poá. Participou ao longo de sua vida de várias associações,  entre elas a do Círculo Paulista de Orquidófilos  e EXPOÁ (Exposição de Orquídeas de Poá sendo que desta última foi um dos fundadores). Conhecido internacionalmente, teve vários artigos publicados, escreveu o livro “A Joia da Bruxa” e outras histórias de Orquídeas e Orquidófilos. Viveu intensamente entre as mais de 120.000 orquídeas em sua Chácara Cuietê.

No dia 15 de Novembro de 1995 recebeu o diploma internacional de Pesquisas de Orquídeas da “América Society”.

Casou-se com Josephina Miotto Gloeden e desta união nasceram dois filhos, Décio e Celina que lhe deram seis netos e dois bisnetos.

Heitor foi um poaense de coração, com idade avançada e saúde debilitada faleceu em 25 de Abril de 2000, foi enterrado em Poá como desejou em sua vida.       

    A Escola Municipal de Educação Básica “HEITOR GLOEDEN”, está instalada num prédio construído em 2004, a qual teve seu primeiro nome EMEF Heitor Gloeden de acordo com a Lei nº 3.066/2004, tornando-se EMEB Heitor Gloeden de acordo com o Decreto nº 5.443/2008, o qual define em seu artigo 1º, que todas as escolas municipais da rede de ensino de Poá, passam a ter essa nomenclatura.

    No ano de 2011 passou por uma ampliação, na qual foi construído o Complexo Poliesportivo que conta com uma quadra e uma piscina semiolímpica. O prédio tem: nove salas de aula, uma sala de professores, uma secretaria, sala de Direção, sala da Coordenação, sala de leitura, refeitório, cozinha, 10 sanitários para alunos, 02 para administração e professores.

    Nas salas de aulas cabem cerca de 27 alunos em média. O refeitório é utilizado para alimentação e área recreativa tanto no intervalo como nas aulas de Educação Física quando necessário.